Pesquisar este blog

06/05/2011

Energéticos, estimulantes ou termogênicos?

Vivemos um momento em que a estética e a performance nos esportes se tornaram sinônimo de saúde. Por esse motivo muitas pessoas buscam as práticas esportivas a fim de alcançar um ou ambos. Paralelamente à crescente busca pelos esportes, o mercado de suplementos alimentares passou a oferecer produtos cada vez mais diversificados. Por isso é compreensível que ao entrar em uma loja de suplementos alimentares ou mesmo em uma farmácia e se depara com as prateleiras cheias destes produtos, é possível se confundir com tantos rótulos e termos como “Animal”, “Nitrado”, “NO2”, “Power”, “Super” e outros.
Há algum tempo tenho percebido que existe certo conflito entre os termos ENERGÉTICO, ESTIMULANTE e TERMOGÊNICO, o que na verdade, não passa de uma falha na definição das palavras. Portanto, é necessário elucidar essas definições, afinal de contas é bom saber o que estamos utilizando, além de evitar pedir o produto errado.

Energéticos
Antes de falarmos dos energéticos, vale lembrar que uma das fontes de energia para as nossas células é o carboidrato (glicose).
Suplementos alimentares energéticos consistem naqueles produtos que fornecem substrato, ou seja, fonte de energia para o corpo.
Estes produtos são basicamente carboidratos, sendo que, alguns podem conter alguns aminoácidos em sua composição, como é o caso do Carb Up BCAA Plus®.
Neste grupo estão os suplementos à base de dextrose, maltodextrina e/ou waxy maize.

Estimulantes ou termogênicos
De acordo com alguns dicionários on-line a palavra ESTIMULANTE significa: que incentiva, encoraja, excitante.
Os estimulantes são produtos que possuem uma ação diferente dos suplementos alimentares energéticos, uma vez que a sua ação parte de um composto não-nutriente, como por exemplo, a cafeína (1,3,7-trimetilxantina), a taurina (ácido 2-amino-etano-sulfônico), a efedrina ((1R,2S)-2-(methylamino)-1-phenylpropan-1-ol) ou a anfetamina [(±)-1-phenylpropan-2-amine)].
A ação dessas substâncias está no sistema nervoso central (SNC), onde se ligam aos receptores de adenosina, fazendo com que a glândula pituitária envie sinais para que seja liberada a adrenalina. Uma vez na corrente sangüínea a adrenalina irá, entre muitas ações, aumentar o metabolismo.
                Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo e pode ser             dividido em anabolismo e catabolismo.
O aumento do metabolismo pode ser entendido como o aumento da velocidade das reações químicas que ocorrem dentro das células, aumentando, conseqüentemente, o gasto energético. Estes aumentos produzem calor (aumento da temperatura corporal), daí o nome TERMOGÊNICO.
No meio científico e esportivo essas substâncias são consideradas drogas, por esse motivo são utilizados exames antidoping para muitas dessas substâncias.
Alguns exemplos de estimulantes ou termogênicos: Red Bull®, Burn®, Monster®, Ripped®, Therma Pro®, Therma Pro Hardcore® e outros.

Assim, deixo a minha contribuição com relação a este assunto dizendo que se você precisar de um suplemento para “queimar” você não precisa de um energético, mas de um estimulante ou termogênico.
Dúvidas e sugestões de temas podem ser deixados abaixo.

Cuide-se e alcance seus objetivos com saúde!

Agendamento de consultas
(33) 9191-0567

03/05/2011

Suplementos alimentares energéticos

Antes de falarmo dos suplementos à base de carboidratos ou energéticos, é necessário dizer que os carboidratos podem ser classificados em grupos diferentes levando-se em consideração a estrutura molecular (simples e complexos) ou a velocidade com que eleva a concentração de glicose na corrente sangüínea (índice glicêmico ou IG).

Carboidratos simples
Com estrutura molecular simples e cadeias pequenas, os carboidratos simples são moléculas facilmente digeridas e assimiladas pelo organismo. Por esse motivo tendem a apresentar alto/médio Índice Glicêmico. Este grupo é formado pelos monossacarídeos (glicose, frutose e galactose), os dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose) e os oligossacarídeos (rafinose, estraquiose, frutooligossacarídeo e outros).

Carboidratos complexos
Como o próprio nome diz, estas moléculas possuem estruturas complexas, longas e de difícil degradação. Esta propriedade garante que muitos carboidratos complexos apresentem médio/baixo Índice Glicêmico. Os polissacarídeos (amido e celulose) é o grupo que representa os carboidratos complexos.



Atualmente existem diferentes fórmulas de suplementos energéticos no mercado, e podem ser encontrados na forma de pó ou gel. Alguns apresentam apenas um tipo de carboidrato, como é o caso de produtos como Dextro® (dextrose), Maltodextrin® (maltodextrina) ou D-Ribose® (ribose). Enquanto outros apresentam mais de um tipo de carboidrato (dextrose, maltodextrina e frutose) como o Carbo Dry®, Carbomax®, Carb Up BCAA Plus® ou Carb Up Gel BCAA Plus®.

Waxy Maize
Após conversarmos um pouco a respeito de carboidratos e apresentar os tipos de suplementos existentes no mercado, gostaria de lhes apresentar um suplemento relativamente novo que tem ganhado destaque no mercado, o WAXY MAIZE.
Este suplemento é composto por um carboidrato extraído do amido de milho, que apresenta alto peso molecular e baixo osmolaridade, ou seja, passa intacto pelo estômago possibilitando a rápida digestão e absorção no intestino, possibilitando uma maior disponibilidade de carboidratos em um curto período de tempo.

O uso de suplementos alimentares deve ser feito sob o acompanhamento de um nutricionista, uma vez que o uso inadequado pode acarretar em resultados adversos e insatisfatórios.


Dúvidas e sugestões de temas podem ser deixados abaixo.

Cuide-se e alcance seus objetivos com saúde!

Agendamento de consultas
(33) 9191-0567

Consultório
Rua Parajara dos Santos, nº 52 - Vila Bretas
Governador Valadares

02/05/2011

Carboidratos: Comer ou não comer? Eis a questão!

Atualmente temos percebido como a atenção do público tem se voltado para a área da saúde, o que tem movido muitos a ingressar em programas de treinamento esportivo e também no uso de dietas, muitas das vezes "mirabolantes", em que a ingestão de um ou mais de um nutriente pode ser totalmente suspenso, como é o caso das dietas com ZERO CARBO.

Mas o que são os carboidratos?
Abundantes nos cereais (arroz, milho, soja, trigo), massas (bolos, pães, macarrão), tubérculos (batata inglesa), raízes tuberosas (batata-doce, mandioca) e derivados destes. Os carboidratos são nutrientes constituídos por poliidroxialdeídos ou poliidroxiacetonas, ou substâncias que quando quebradas liberam esses compostos, que representa, juntamente com as gorduras, a principal fonte de energia para o nosso corpo, tornando a sua ingestão fundamental, especialmente para os indivíduos que praticam qualquer atividade física. Sendo que, a importância dos carboidratos na dieta torna-se mais crítica à medida que a intensidade do exercício físico aumenta.

Carboidratos e exercício físico
É fato que, desde o século passado, tem sido reconhecida a relevância dos carboidratos como fonte energia durante o exercício, como é comentado por Nabholz (2007) em seu livro. Porém a importância dos carboidratos vai além, atingindo o ponto da fadiga, que é uma conseqüência da diminuição dos estoques de glicogênio muscular e da hipoglicemia.
Outras consequencias são: fraqueza, tonteira, perda de força e diminuição do rendimento.

Quanto à quantidade de carboidratos a ser consumida... Bem, os carboidratos ingeridos em uma dieta, por convenção, apresentam o valor energético de 4kcal por grama. Ou seja, se você ingerir 100gr de carboidrato, você terá consumido: 100gr x 4kcal = 400kcalPorém estes valores devem limitar-se na faixa entre 55-65% da sua necessidade energética diária. Sendo que, o seu requerimento diário poderá alterar mediante a prática esportiva.

Portanto, qualquer alteração que você for realizar em sua alimentação certifique-se de você não estará comprometendo a sua saúde.

Dúvidas e sugestões de temas podem ser deixados abaixo.

Cuide-se e alcance seus objetivos com saúde!

Agendamento de consultas
(33) 9191-0567

Consultório
Rua Parajara dos Santos, nº 52 - Vila Bretas