Antes de falarmo dos suplementos à base de carboidratos ou energéticos, é necessário dizer que os carboidratos podem ser classificados em grupos diferentes levando-se em consideração a estrutura molecular (simples e complexos) ou a velocidade com que eleva a concentração de glicose na corrente sangüínea (índice glicêmico ou IG).
Carboidratos simples
Com estrutura molecular simples e cadeias pequenas, os carboidratos simples são moléculas facilmente digeridas e assimiladas pelo organismo. Por esse motivo tendem a apresentar alto/médio Índice Glicêmico. Este grupo é formado pelos monossacarídeos (glicose, frutose e galactose), os dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose) e os oligossacarídeos (rafinose, estraquiose, frutooligossacarídeo e outros).
Carboidratos complexos
Como o próprio nome diz, estas moléculas possuem estruturas complexas, longas e de difícil degradação. Esta propriedade garante que muitos carboidratos complexos apresentem médio/baixo Índice Glicêmico. Os polissacarídeos (amido e celulose) é o grupo que representa os carboidratos complexos.
Atualmente existem diferentes fórmulas de suplementos energéticos no mercado, e podem ser encontrados na forma de pó ou gel. Alguns apresentam apenas um tipo de carboidrato, como é o caso de produtos como Dextro® (dextrose), Maltodextrin® (maltodextrina) ou D-Ribose® (ribose). Enquanto outros apresentam mais de um tipo de carboidrato (dextrose, maltodextrina e frutose) como o Carbo Dry®, Carbomax®, Carb Up BCAA Plus® ou Carb Up Gel BCAA Plus®.
Waxy Maize
Após conversarmos um pouco a respeito de carboidratos e apresentar os tipos de suplementos existentes no mercado, gostaria de lhes apresentar um suplemento relativamente novo que tem ganhado destaque no mercado, o WAXY MAIZE.
Este suplemento é composto por um carboidrato extraído do amido de milho, que apresenta alto peso molecular e baixo osmolaridade, ou seja, passa intacto pelo estômago possibilitando a rápida digestão e absorção no intestino, possibilitando uma maior disponibilidade de carboidratos em um curto período de tempo.
O uso de suplementos alimentares deve ser feito sob o acompanhamento de um nutricionista, uma vez que o uso inadequado pode acarretar em resultados adversos e insatisfatórios.
Dúvidas e sugestões de temas podem ser deixados abaixo.
Cuide-se e alcance seus objetivos com saúde!
Agendamento de consultas
(33) 9191-0567
Consultório
Rua Parajara dos Santos, nº 52 - Vila Bretas
Governador Valadares
Ótimo artigo Tiago, na minha dieta você recomendou que eu tomasse 15 min antes do treino e também ser consumido imediatamente após o treino, a minha dúvida é com relação ao uso desse suplemento (malto). Eu poderia tomar durante o treino? Ao invés de ser consumido antes e depois. Aguardo orientação.
ResponderExcluirBem Will, o que eu poderia dizer a respeito da suplementação com carboidratos para praticantes de musculação é que existem momentos que são mais interessantes para se ingerir este suplemento (antes e após o treino), isso devido a fatores como o curto período de treino (30-40 minutos), a garantia de substrato energético durante o treino ou até mesmo o aumento do nível de insulina após o treino que irá induzir o aumento da secreção de testosterona. Diferentemente de outras modalidades como as de endurance (ciclismo, corrida e etc), que por serem de longa duração exigem uma suplementação durante o treino/competição.
ResponderExcluirPortanto, é recomendado que permaneça com essa suplementação nos períodos pré e pós-treino.
Dúvida solucionada, muito agradecido! Valeu (=
ResponderExcluir